Eu e a Confraria

Pense numa pessoa feliz…

Que honra compartilhar minhas ideias, dicas e criações com vocês!

Sou economista, produtora de TV e cinema, recém ex-produtora workholic plimplim e há poucos meses atrás, decidi mudar de vida, fazer yoga e passar um tempo em Itaipava, onde tenho minha casa de campo.

Sim, eu faço parte dessa geração que trabalha movida a brilho nos olhos! E no último ano, eu fiquei mais fosca que carro envelopado!

Enfim, entre um “ado mukha” – posição do cachorro no Yoga – e outro , a questão era a mesma: “como vou resgatar a paixão pelo meu trabalho de novo?”.

Até que a poeira mental baixou e tudo ficou claro. Decidi compartilhar minhas duas alegrias: produzir e receber. Para dar início a essa nova fase de vida, criei a Confraria Imperial, o primeiro restaurante pop up de Petrópolis que tem como objetivo conectar pessoas que compartilham a apreciação por comer e o entusiasmo por cozinhar.

Com jeitão de encontro gastronômico, a Confraria celebra a chegada de cada estação do ano e seus alimentos frescos. A cada encontro, um novo amigo chef será convidado para proporcionar aos convidados uma experiência renovada, criada a partir do uso dessas matérias primas de verdade, sabe? Daquelas que preservam a cor, o sabor e o cheiro porque são produzidas com o amor e a qualidade dos produtores locais.

A Confraria é uma bebezinha consciente!!!

Então, vamos falar da primeira edição?

Guilherme Ribeiro, eu e Pedrinho Prado.

O primeiro encontro aconteceu no dia 15 de agosto, celebrando a estação inverno, no antigo espaço da Adega dos Frades, em Itaipava, para 30 convidados. Para a nossa sorte, os amigos cozinheiros Guilherme Ribeiro (sócio do badalado Pe’Ahi, na Gávea) e Pedrinho Prado (ator e ex-proprietário do charmoso e nostálgico restaurante São Sebastião, no Leme) toparam na hora viver essa experiência.

O jantar harmonizado foi composto por 02 entradinhas, 01 salada, 03 pratos principais e 02 sobremesas. Cada curso foi servido a todos simultaneamente, pois não só desejávamos ouvir aquele “hummmmm….” coletivo, como também interagir e compartilhar nossas diferentes percepções e sabores dos mesmos ingredientes e vinhos degustados.


.

E a decoração?!… Que desafio!

A nossa missão, minha e da Tamara Bernardes (irmã de alma, produtora e florista), era descaracterizar aquele ambiente como espaço comercial. Ou seja, transformar o restaurante fechado há 5 anos, com carinha de depósito pelo desuso, em nossa casa!
Aproveitamos que o restaurante era dividido em dois ambientes para criar a proposta de sala de estar e sala de jantar.

Na sala de estar, a fonte de inspiração inicial foi a lareira. A partir dela, selecionamos bancos rústicos, almofadas, pufes, luminárias, mesas de apoio e um tapete kilim turco para criar o aconchego. A disposição dos móveis foi milimetricamente calculada, porque depois do jantar, o tapete se transformaria em nossa pista de dança.

Para a decoração da sala de jantar, não economizamos na mistura de peças. Conseguimos criar uma bossa entre o tradicional e o informal. Eram castiçais de ferro, pinhas de cerâmica, guardanapos bordados, talheres de prata, taças bico de jaca e cerâmicas coloridas todos juntos e misturados.

Ufa! Foi uma correria danada, mas ficou uma graça!… Vejam as fotinhos!

Arranjos by Tamara.

Xiiiiiii, virei mãe babona…. rs

Pra fechar, após o jantar, voltamos para a sala de estar e…. uns dançaram até o pé cansar, outros até o sol raiar…

Que horas eu cheguei em casa?

Essa pergunta eu respondo em outro post… 😉

A segunda edição da Confraria acontecerá na estação primavera e o formato será renovado.

Afinal, odiamos mesmices!

Fotos: Dupla Exposição
Móveis e Objetos de decoração: Arteiro
Esse post foi publicado em Comes e Bebes e marcado , , , , , , , por Lu Moreda. Guardar link permanente.

Sobre Lu Moreda

Nascida com Sol em Libra e Lua em Peixes, essa cabeça criativa, não apenas tem muitas ideias, mas adora realizá-las. Com olhos atentos para a beleza e ouvidos conectados ao coração, essa novidadeira tem fama de organizada e comilona Magali. No currículo, guarda a primeira paixão por Economia e o primeiro casamento com Cinema e TV. Depois de muitas produções por aí, a decisão foi buscar novos rumos, daqueles repletos de amor, arriscando um pouquinho e unindo sua capacidade de realização e o entusiasmo por receber. Surgiu assim a Confraria Imperial, o 1o restaurante pop up da Serra Petropolitana que celebra a chegada de cada estação do ano. Essa proposta despretensiosa hoje é a menina dos olhos dessa moçoila que, atenta do jeito que é, percebeu a necessidade de adicionar afeto a termos impessoais como "produtor de eventos", "designer de festas", "party planner" e criou o conceito fofo de "Personal Anfitriã".

22 ideias sobre “Eu e a Confraria

  1. Minha amiga, já vejo seus olhinhos (lindos), super brilhantes. Que sacada, que maximo ppder unir o amor ao prazer. Desejo sucesso, saúde e muita diversão nessa nova conquista. Bjo carinhoso e abraço beeem apertado!

  2. Oi querida!!!
    que honra!
    Parabéns!!! Desejamos mto sucesso. Embora na minha humilde opinião, JÁ É. ehhehehe
    Adorei o seu post e suas ideias.
    MARAVILHOSO! Vc é linda!
    Beijos Lavínia Allen e família,

  3. Foi com um imenso prazer que pude fazer parte dessa “Confraria Imperial” e dizer que com certeza foi uma das noites mais agradaveis que tive nos ultimos anos!
    Cercada de um ambiente extremamente aconchegante e “cosi” com uma decoracao simples porem majestosa e imperial assim como a nossa anfitria!
    Um jantar harmonizado com bons vinhos e deliciosos pratos dignos da realeza!!
    Para completar um salao para depois dancar e apreciar a noite fresca de inverno com uma lareira e boa musica!
    Obrigada Lucieda pelo presente de fazer parte dessa confraria! Recomendaria a todas as pessoas de bom gosto e que gosta de um ambiente simples porem requintado que experimentasse uma noite num solsticio na ” Confraria Imperial” by Lucieda.

    Bjs e Parabens amiga!

  4. Lu, que felicidade saber que vc está seguindo o seu coração! Acho que nem preciso te desejar sorte, pq vc a tem ao seu lado por ser essa pessoa doce e generosa que pude conviver um pouquinho. Parabéns! Bjs

  5. Quando se faz o que gosta, a competência é garantida!
    Evento lindo, um primor de bom gosto.
    Se o começo foi este encanto, imagino o que vem por aí.
    Muito sucesso e parabéns pela grande descoberta!

  6. Tem pessoas que sabe equacionar a beleza de forma simples e ao mesmo tempo com elegância e suavidade.
    A expressão popular e bem correta para estas qualidades é, ” CADA UM NO SEU QUADRADO”.
    Este é o quadrado da Lucieda Moreda​, transformar ambientes sem expressão em expressivo e aconchegante.
    Não é fácil, dá trabalho, mas não é problema para quem gosta e saber arregaçar as mangas.
    Parabéns pelo belo trabalho no espaço na Adega dos Frades.

  7. Olá Lu, tudo bem? Fiquei encantada pelo seu espaço que tem tudo a ver com meu trabalho de criação para venda e locação de complementos de mesas personalizados que vc precisa conhecer.
    Quero muito visitar seu espaço e desde já lhe parabenizo pela iniciativa.
    Muito sucesso para vc e se precisar de algo em especial para o local será um grande prazer desenvolver para vc.
    Bjo,
    Camila

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*