Mise en place, muito prazer!

Se há uma coisa que faço muita confusão são os ditos populares. Troco tudo. Um horror!

Eu seria um desastre, não fosse meu avô falar duas pérolas toda vez antes de eu dirigir: “A pressa é inimiga da perfeição.” e “Vai devagar para chegar depressa.”.

Pois bem, descobri nas minhas aventuras de “chef de final de semana” que os ditados do vovô se aplicam muito bem também quando estou cozinhando.  Afinal, pressa e praticidade não são sinônimos!

Pressa na cozinha significa: dedo cortado, carne tostada, molho aguado, comida salgada, mão queimada e etc, etc, etc… Se identificou?

Agora, quando falamos de praticidade, lembramos imediatamente dos programas de culinária e aqueles potinhos espalhados na bancada com todos os ingredientes descascados, medidinhos, separadinhos, picadinhos e prontos para usar.

O nome disso? Mise en place.

Cobertura fotográfica da Confraria Imperial em Espaço Arteiro - Itaipava

Essa etapa, apesar de pouco glamurosa, é essencial na culinária e pode ser o “pulo do gato” quando você for fazer receitas que ainda não tenha muita prática.

Sabe por que?

PORQUE evita o pânico de você esquecer algum ingrediente no meio da preparação da receita.

PORQUE com todos os utensílios (assadeira, peneira, batedor, espátula, luva de silicone….) a mão, o preparo leva menos tempo e, melhor, não há desperdício dos ingredientes tentando “dar um jeitinho” ou “quebrando o galho” com outro utensílio.

PORQUE com os ingredientes medidos, cortados, descascados e de preferência separadinhos pela ordem de uso, você pode focar 100% na preparação diminuindo as chances de pular etapas e se machucar na cozinha.

PORQUE apesar de usar mais potinhos, a sua cozinha fica mais limpa e organizada quando você termina a receita.

Então, com tantos porques assim, sugiro você  levar o mise en place para sua pia e esquecer de vez  aquele cheirinho de queimado do refogado enquanto você descasca os legumes!

Ah, só uma perguntinha: não existe um dito popular para cozinhar???

Melhor deixar pra lá! rs

 

FOTO: DUPLA EXPOSIÇÃO

 

Publicado em Comes e Bebes por Lu Moreda. Marque Link Permanente.

Sobre Lu Moreda

Nascida com Sol em Libra e Lua em Peixes, essa cabeça criativa, não apenas tem muitas ideias, mas adora realizá-las. Com olhos atentos para a beleza e ouvidos conectados ao coração, essa novidadeira tem fama de organizada e comilona Magali. No currículo, guarda a primeira paixão por Economia e o primeiro casamento com Cinema e TV. Depois de muitas produções por aí, a decisão foi buscar novos rumos, daqueles repletos de amor, arriscando um pouquinho e unindo sua capacidade de realização e o entusiasmo por receber. Surgiu assim a Confraria Imperial, o 1o restaurante pop up da Serra Petropolitana que celebra a chegada de cada estação do ano. Essa proposta despretensiosa hoje é a menina dos olhos dessa moçoila que, atenta do jeito que é, percebeu a necessidade de adicionar afeto a termos impessoais como "produtor de eventos", "designer de festas", "party planner" e criou o conceito fofo de "Personal Anfitriã".

4 ideias sobre “Mise en place, muito prazer!

  1. Essa dica é muito boa, porque as vzs eu esqueco um ingredients porque não separei. E colocar na ordem de uso eh muito bom, porque assim você não erra a receita de jeito nenhum.

    • Que bom, Lorenzza! Eu tb me perdia na receita. As vezes começava a fazer e no meio, via que faltava algum ingrediente na dispensa…era um horror! Fazendo o mise en place a chance de errar diminui bastante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*