Tábuas pra que te quero

Atendendo a pedidos, vamos falar de aperitivos!
Quem não ama? Com um vinhozinho, geladinho, no sábado a tarde então…Irresistível!

Sabe qual é a modinha do momento?  Servir em tábuas.

Figurinha fácil nas recepções da década de 80, a tábua de frios foi resgatada de forma um tanto heróica pelo Chef e Mr Simpatia Jamie Oliver, no restaurante Jamie’s Italian. Olha que apetitosa a foto aí de baixo!

9254cae2a88340ec39bd646cac509629

Contudo, sinto até arrepios só de ver uma lindeza dessas zanzando por aí.
Vou te contar!

Minha avó sempre pedia ajuda para dobrar os embutidos. Clássico! Eu prontamente desligava a televisão, lavava as mãos e corria para a cozinha. Para mim, ex-gordinha e carnívora, montar a tábua de frios era o céu na terra!

Eu olhava aquele presunto, mortadela, queijo bola e salame com tanta admiração e desejo, que a metodologia de montagem era: enrola um, come dois. As vezes três, porque ninguém é santo! E nesse ritmo, óbvio que a tábua ficava desfalcada e a bronca comia solta. Uma injustiça!

Trinta anos depois, os arrepios vêm pelo simples fato de ainda não ter o autocontrole para resistir a essa orgia. No início da festchinha até faço a phyna, a orgânica, ayurveda… Mas basta uma fatiazinha daquela rodelinha sardenta, chamada salame, para querer a tábua inteira.

A minha sorte é que felizmente, hoje temos muitas opções e podemos fazer tábuas mais saudáveis!!! Basta ter imaginação.

Vamos lá!

55611570606ed232815efca6c51346f2

Para uma simples tábua de queijos como a da foto, pense sempre na combinação infalível: frutas naturais e secas, algo crocante como amêndoas e castanhas e bases variadas, como: torradinhas, grissinis (palitinhos com ervas), maçã ou cenoura cortadinha, pão fresco e etc.

Uma outra opção que amo é fazer por temas ou regiões.

mediterranean platter
Figo, alcachofra, beringela grelhada, pepininhos, azeitonas, homus tradicional, apimentado, dip de yogurte com hortelã combinados e voilá! Temos uma “tábua” mediterrânea. Viu que é possível imprimir o mesmo conceito do “tudo junto e misturado” em um prato grande de cerâmica?

E para aqueles dias de manutenção da dietinha ou amigos vegetarianos a proposta abaixo é perfeita. Abobrinha e couve-flor grelhada, sourcream, aipo (salsão), azeitonas , tomatinhos, pastinha de beterraba com ricota, legumes crus, queijos, pãozinho de ervas são uma ótima pedida.

81bd085bc1b3c2f5dd17c080f5586813Curtiu?
 Assim como eu, nosso amigo Jamie e outros anfitriões e gourmets espalhados pelo mundo aderimos a essa delícia, que estava esquecida láááááá atrás, você também pode criar uma tábua linda com suas especialidades para receber ou levar à casa de um amigo.

É uma opção econômica, pois você compra um pouquinho de cada matéria prima, e tirando a tábua vegetariana, com vários legumes cortadinhos ou grelhados, todas as outras são super práticas.

A dica é fugir do certinho, organizadinho ou perfeccionismo virginiano. Pode espalhar os ingredientes aleatoriamente, derramar os molhos em seus espaços e deixar a mistura acontecer.

Pode fazer. Será um sucesso!

Thanks, Jamie!

Esse post foi publicado em Comes e Bebes, Little Things, Mulherices e marcado , , , , , , , por Lu Moreda. Guardar link permanente.

Sobre Lu Moreda

Nascida com Sol em Libra e Lua em Peixes, essa cabeça criativa, não apenas tem muitas ideias, mas adora realizá-las. Com olhos atentos para a beleza e ouvidos conectados ao coração, essa novidadeira tem fama de organizada e comilona Magali. No currículo, guarda a primeira paixão por Economia e o primeiro casamento com Cinema e TV. Depois de muitas produções por aí, a decisão foi buscar novos rumos, daqueles repletos de amor, arriscando um pouquinho e unindo sua capacidade de realização e o entusiasmo por receber. Surgiu assim a Confraria Imperial, o 1o restaurante pop up da Serra Petropolitana que celebra a chegada de cada estação do ano. Essa proposta despretensiosa hoje é a menina dos olhos dessa moçoila que, atenta do jeito que é, percebeu a necessidade de adicionar afeto a termos impessoais como "produtor de eventos", "designer de festas", "party planner" e criou o conceito fofo de "Personal Anfitriã".

2 ideias sobre “Tábuas pra que te quero

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*